Uma série de informações de gestão preventiva do patrimônio empresarial serão fornecidas nesta seção.
No BIM anterior falamos de Riscos – presentes e potenciais. Nessa edição vamos comentar sobre Proteção.
Proteção significa anulação ou redução do fator Risco e compõem-se de três categorias de medidas: procedimentais, pessoais e físicas que interconectadas asseguram a efetividade no controle, contenção e mitigação dos riscos de segurança.
Medidas procedimentais:
Estão relacionadas a diretrizes, normas, instruções, regulamentos e material didático de treinamento e se apresentam de forma escrita (o mais indicado) ou de forma verbal e são imprescindíveis para a eficácia do plano de segurança, pois constituem os fundamentos, as intenções, os objetivos e o detalhamento do plano de maneira geral.
Essas medidas devem conter os aspectos técnicos e operacionais do plano, os nomes dos responsáveis e as formas de controle, afinal se não houver controle e quem responde pelas ações, ninguém saberá dizer se as coisas estão dentro das normalidades.
O gestor da segurança empresarial-patrimonial deverá empenhar-se pessoalmente na formulação dessas medidas e no envolvimento dos gestores da empresa, caso contrário, o plano não alcançará os objetivos a que se propõe.
Certamente haverá resistência das pessoas quanto aos procedimentos e normas do plano porque elas limitam certas liberdades e livre-arbítrio. Será preciso esclarecer e reforçar a necessidade do plano para evitar prejuízos e perdas da empresa – em última hipótese todos perdem, empresa e empregados. Geralmente os empregados demonstrarão maior interesse e colaboração no plano se entenderem o seu verdadeiro objetivo com explicações convincentes em vista das vulnerabilidades que as empresas e as pessoas estão expostas como: incêndios, explosões, forças ativas da natureza, roubos, furtos, espionagem, sabotagens etc.
As medidas procedimentais têm como função principal transmitir por escrito as orientações operacionais para os trabalhos das equipes de segurança, mas não se limitam a isso, abrangendo diretrizes para empregados quanto a condutas internas – portarias; recepção; estacionamentos; áreas comuns; revistas nas saídas etc.
Em síntese as medidas procedimentais devem considerar ao menos três razões: tornar transparente e entendida as informações para as equipes de segurança; manter foco na atividade, responsabilidades e a finalidade da segurança; evidenciar as diretrizes de segurança que asseguram a proteção da empresa.