O Ambiente de Trabalho do Século 21

O Ambiente de Trabalho do Século 21

O ambiente de trabalho do futuro será dominado pelo Conhecimento e terá, em linhas gerais, as seguintes características: base tecnológica sofisticada, padrão superior de exigência, operações virtuais, desburocratizado, altamente produtivo, democrático, comunicação fácil, comprometimento e aprendizagem contínua.

Em todos os níveis, os profissionais serão hiper qualificados, dominarão pelo menos um segundo idioma e particularmente o da empresa onde trabalham, estarão estudando permanentemente e administrando o próprio desenvolvimento. Terão múltiplas atribuições com mais responsabilidade e poder. Trabalharão e tomaram decisões em equipe. Além disso possuirão plena compreensão do negócio e estarão focados efetivamente no cliente. Estarão adicionando mais Valor do que Custo no seu trabalho.

Neste ambiente, o profissional, especialmente os líderes, deverão ter as seguintes competências essenciais:

MULTIHABILIDOSO

Versatilidade é uma qualidade importante para as empresas porque elas precisam responder rapidamente às mudanças do Mercado. Você se torna um polivalente ampliando o seu campo de interesse. Saindo do campo restrito da sua função. Buscando participar do processo de trabalho como um todo.

EMPREENDEDOR

Você desenvolve uma postura empreendedora mudando o seu comportamento diante do trabalho. Não aja preconceituosamente, pré-julgando idéias. Ajude a criar um ambiente de comunicação sem barreiras, em todos os sentidos. Estimule o debate e a crítica. Busque informações sobre a Companhia e o negócio. Seja, no mínimo, um descontente sadio.

TEAMWORK

Para ser um teamwork Você deve aprender e praticar o ouvir. Ouvir o que os outros têm a dizer. As suas idéias e opiniões. Acreditar que as pessoas, em todos os níveis, podem contribuir. Ao mesmo tempo Você deve ter as suas próprias idéias e defendê-las, porém sabendo atacar as decisões do grupo. Ser membro de equipe não é ser do tipo Maria vai com as outras,que concorda com tudo sem nenhuma crítica e não contribui com nada. Participe, dividindo o seu conhecimento e as tarefas com os demais. Atue de modo a unir o grupo.

ORIENTADO PARA INOVAÇÃO

Para ser um profissional orientado para a inovação Você deve pensar livre. Não se apóie apenas nos modelos e padrões com os quais está acostumado. Comece a se perguntar se o trabalho que faz não poderia ser feito de um outro modo. Questione. Seja curioso. Muito menos se satisfaça com argumentos de autoridade: isto é assim porque está escrito, porque fulano falou, etc. adote uma postura crítica de que tudo é passível de ser questionado e revisto. Se alguém lhe propõe algo novo, não diga que não funciona, diga: por que não? e examine a idéia.

AUTOMOTIVADO

Para ser uma pessoa automotivada, Você deve construir uma Visão pessoal de seus objetivos de vida e de carreira e buscar nela a sua fonte de energia. A Visão tem uma força mobilizadora poderosa. Não transfira a responsabilidade de sua motivação pra outra pessoa.

ATUALIZADO

Para se tornar atualizado basta começar a estudar. Participar de cursos e seminários. Passar a ler livros regularmente; não só os de negócios, mas romances, ensaios, biografias. Abrir o campo de interesse, saindo dos limites da função que exerce. Reconhecer o valor da aprendizagem e orientar-se para o estudo.

NEGOCIADOR

Para se tornar um negociador Você tem que praticar a negociação. Identifique corretamente os interesses do oponente. Ter sempre uma postura de respeito: não subestimar, nem superestimar. Lembrar-se de que esperteza, atrai esperteza. Porém, a habilidade de negociar não é uma questão de postura. Ler livros a respeito e participar de cursos e seminários poderão ajudá-lo a ser um negociador competente.

CORAJOSO

Como se tornar um profissional corajoso? Tentando, praticando. Tendo confiança em si mesmo. Dominando a situação. Conhecendo, colhendo o máximo de informações que pode sobre a situação. Porém, agir com coragem não significa agir de modo irresponsável, sem medir conseqüências. Ao contrário, a pessoa corajosa avalia todas as possibilidades de êxito e não corre risco desnecessário. O corajoso é alguém que está sempre preparado.

CONSCIENTE do seu papel (na empresa) e do negócio

Tornar-se um profissional consciente parece simples, mas não é. Não se trata apenas de estar bem informado. A questão não é de informação, mas de postura. É reconhecer a própria importância no trabalho; ser crítico e exigente quanto ao que faz; considerar a satisfação do cliente como um valor pessoal e sentir-se confortável com o núcleo de valores da Companhia.

MUDANÇAS. ESTEJA ABERTO ÀS MUDANÇAS

Porque tudo está mudando, as empresas são obrigadas a mudar e por causa disso os seus profissionais também têm que mudar. Este é um caminho sem volta. No entanto, quase sempre resistimos às mudanças ou mudamos muito pouco. Quem não conhece uma pessoa que virou virtuosa depois que sofreu um infarto? E empresas que mudaram radicalmente depois de quase terem ido à bancarrota? Geralmente, tanto empresas como pessoas só mudam depois dos desastres. E aí, muitas vezes, não há mais tempo. Mas isto não precisa acontecer com Você. Você não precisa esperar pelo desastre para mudar. Faça com que as mudanças aconteçam na sua vida de modo natural, com o mínimo de perda. O meio para Você conseguir isto é ficar sintonizado com o mundo, com a sua capacidade de percepção aumentada. Não deixe o futuro escapar-lhe!

CONSULTOR CARLOS MINA

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