As exigências ao seu alcance

As exigências ao seu alcance

Nessa época de mudanças e de adaptação ao mundo novo, não há mais emprego estável como se conhecia no passado. Já sabemos disso! A razão da estabilidade hoje tem a ver com a competência e não mais com o correto cumprimento de horários ou com a simples relação de amizade com quem decide. Também sabemos a respeito!

Entretanto, os resultados são a razão da permanência de uma pessoa na empresa.

Competência é aptidão para o trabalho. É o CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes), que forma o conjunto de capacidades para se agir em determinada situação – é a chave do sucesso profissional de quem quer que seja. Conhecimentos e habilidades tornam a pessoa capaz, o que significa ter experiência e aptidão para desenvolver determinada atividade. Parece muito simples, mas não é!

Vamos à prática. Coloque no papel, ou melhor, no word (mundo novo), três colunas: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, e identifique suas capacidades, ao menos com dez fatores em cada termo. Atenção! Não anote suposições, mas sim, as suas legítimas habilitações.

Exemplo: Conhecimento (técnicas de negociação trabalhista) – Habilidade (firmar acordo conciliando interesses entre as partes) – Atitude (manter as bases do acordo pessoalmente). Atenção novamente: esses três termos precisam estar interligados, ou seja, ao definir o primeiro, os dois seguintes devem estar relacionados a ele.

Muito bem, ao construir o seu quando de competências, conforme a sua ocupação, cargo ou pretensão, avalie o que falta no seu portifólio profissional, e o que necessita ser reciclado para concorrer em igualdade de “armas”.

Está pronto? Está seguro? Então, ‘venda’ as suas qualidades. Use o CHA com convicção.

Alguns pontos a mais para refletir:

“Ter habilidade significa ser mais do que capaz, mais do que instruído, pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito. Habilidade seria, assim, um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.” (Voltaire, filósofo iluminista.)

“Na área da educação, habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação‑problema é chamada por alguns educadores de competência. Assim, entender os conceitos é uma coisa, interpretá‑los é outra e posicionar‑se diante disso é outra.” (Philippe Perrenoud, doutor em sociologia e antropologia, professor da Universidade de Genebra, Suíça, e uma referência para educadores.)

Em outras palavras: não há trabalho feito de forma competente sem o uso do conhecimento. Do mesmo modo, não há decisões coerentes e apropriadas sem habilidades, e não há comprometimento sem atitudes.

Vá em frente! Você pode, mas se achar que não pode, mesmo podendo, não conseguirá. Sucesso!!!

Dúvidas? Fale Conosco

Entre em contato por E-mail