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Curso de relações trabalhistas e sindicais – gestão

Um conhecimento para melhores decisões e visibilidade na função !

CURSO RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS PARA GESTORES E LÍDERES

OBJETIVO

Este seminário não trata de legislação, mas essencialmente de gestão trabalhista – o que é esperado de um líder na sua função. Os aspectos legais são naturalmente abordados à medida das análises de situações e estudos de casos, mantendo-se sempre o acordo coletivo da empresa como principal referência.
Programa que atende a legislação sobre gestão de riscos psicossociais (NR1), e também: segurança psicológica, combate a assédios (CIPA+A) e comunicação não violenta.
O propósito é desenvolver, reciclar e atualizar o papel de legítimo representante da empresa na relação capital e trabalho, para agir conforme princípios legais e da dignidade da pessoa humana, mitigando conflitos internos, reclamações trabalhistas, assédios, acidentes, demandas com sindicatos e intervenções de órgãos públicos do trabalho.

Informações gerais

Programa ajustado para níveis de diretoria, gerência e supervisão.

  • Carga-horária: 16h ou 8h dependendo do estágio de conhecimento.
  • O programa pode ser aplicado em módulo básico e módulo avançado após 2 meses.
  • Aplicação: 80% prático e 20% teórico.
  • Certificado digital.
  • Cada participante recebe o livro “autonomia delegada” de autoria do consultor

 O resultado é um ambiente harmônico e produtivo.
A extensa experiência do consultor conduz o participante a compreender a importância da gestão trabalhista preventiva, não apenas corretiva, e entender melhor o protagonismo do seu papel nas equipes e interpretar cenários cotidianos para agir com absoluto conhecimento.

CONTEÚDO 

  • Papel e prerrogativas da função.
  • Modos preventivos de gestão de riscos psicossociais (NR 1), segurança psicológica e comunicação não violenta (CNV). 

  • Pontos da legislação e acordos coletivos que eliminam e reduzem conflitos.
  • Assuntos trabalhistas mais sensíveis: jornadas, horas extras, isonomia, adicionais etc.
  • Questões sociais do trabalho que geram conflitos, reclamações e denúncias.
  • Papel do sindicato, prerrogativas e limites de atuação.
  • Relacionamento com lideranças sindicais e lideranças informais nas comissões da CIPA, PLR etc.
  • Comunicação preventiva e atitudes assertivas durante o processo de negociação coletiva.
  • Entendimento sobre paralizações, greves e contingências para a continuidade operacional.
  • Prevenção de assédios, discriminações e acidentes.
  • Interpretação de medidas disciplinares com aplicação da razoabilidade e proporcionalidade.
  • Competências pessoais para liderar equipes em ambientes estáveis e em ambientes de mudanças.
  • Construção de um meio ambiente de trabalho visando desempenho e comprometimento.
Carlos Mina Consultoria
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