treinamento
Curso de relações trabalhistas e sindicais – gestão
Um conhecimento para melhores decisões e visibilidade na função !
CURSO RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS PARA GESTORES E LÍDERES
OBJETIVO
Este seminário não trata de legislação, mas essencialmente de gestão trabalhista – o que é esperado de um líder na sua função. Os aspectos legais são naturalmente abordados à medida das análises de situações e estudos de casos, mantendo-se sempre o acordo coletivo da empresa como principal referência.
Programa que atende a legislação sobre gestão de riscos psicossociais (NR1), e também: segurança psicológica, combate a assédios (CIPA+A) e comunicação não violenta.
O propósito é desenvolver, reciclar e atualizar o papel de legítimo representante da empresa na relação capital e trabalho, para agir conforme princípios legais e da dignidade da pessoa humana, mitigando conflitos internos, reclamações trabalhistas, assédios, acidentes, demandas com sindicatos e intervenções de órgãos públicos do trabalho.
Informações gerais
Programa ajustado para níveis de diretoria, gerência e supervisão.
- Carga-horária: 16h ou 8h dependendo do estágio de conhecimento.
- O programa pode ser aplicado em módulo básico e módulo avançado após 2 meses.
- Aplicação: 80% prático e 20% teórico.
- Certificado digital.
- Cada participante recebe o livro “autonomia delegada” de autoria do consultor
O resultado é um ambiente harmônico e produtivo.
A extensa experiência do consultor conduz o participante a compreender a importância da gestão trabalhista preventiva, não apenas corretiva, e entender melhor o protagonismo do seu papel nas equipes e interpretar cenários cotidianos para agir com absoluto conhecimento.
CONTEÚDO
- Papel e prerrogativas da função.
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Modos preventivos de gestão de riscos psicossociais (NR 1), segurança psicológica e comunicação não violenta (CNV).
- Pontos da legislação e acordos coletivos que eliminam e reduzem conflitos.
- Assuntos trabalhistas mais sensíveis: jornadas, horas extras, isonomia, adicionais etc.
- Questões sociais do trabalho que geram conflitos, reclamações e denúncias.
- Papel do sindicato, prerrogativas e limites de atuação.
- Relacionamento com lideranças sindicais e lideranças informais nas comissões da CIPA, PLR etc.
- Comunicação preventiva e atitudes assertivas durante o processo de negociação coletiva.
- Entendimento sobre paralizações, greves e contingências para a continuidade operacional.
- Prevenção de assédios, discriminações e acidentes.
- Interpretação de medidas disciplinares com aplicação da razoabilidade e proporcionalidade.
- Competências pessoais para liderar equipes em ambientes estáveis e em ambientes de mudanças.
- Construção de um meio ambiente de trabalho visando desempenho e comprometimento.